domingo, 29 de abril de 2007

Aprendizagens mais significativas relacionadas às necessidades especiais e às tecnologias - O Sistema FALIBRAS

Aprendizagens mais significativas relacionadas às necessidades especiais e às tecnologias - O Sistema FALIBRAS

O sistema FALIBRAS está sendo desenvolvido com o intuito de auxiliar na comunicação entre ouvintes e surdos, facilitando o convívio entre os mesmos, possibilitando aos surdos sua integração em locais públicos, principalmente em escolas, garantindo seu aprendizado e sua participação. Como dito, anteriormente, o FALIBRAS consiste na implementação de um sistema que, ao captar a fala no microfone, exibe, no monitor de um computador, a interpretação do que foi dito, em LIBRAS, na sua forma gestual, animada.
Alguns softwares, em desenvolvimento, buscam interligar surdos e ouvintes no Brasil, tais como o SIGNED, um editor de escrita em LIBRAS, que permite a construção de materiais baseados na escrita dessa língua, e o SIGNTALK, que é uma ferramenta de bate-papo baseada tanto na escrita da LIBRAS quanto na escrita da língua portuguesa, que ajuda na comunicação por sinais através da digitação do diálogo, porém grande parte dos surdos brasileiros, principalmente no Nordeste, não sabem ler nem escrever em português, nem em LIBRAS.
Nesse sentido, o FALIBRAS pode ser utilizado em escolas, por professores que não conheçam a LIBRAS, ajudando os alunos surdos a participar no desenvolvimento do aprendizado cognitivo. Sua importância se insere nas condições da realidade brasileira e de Alagoas, uma vez que o número de escolas públicas, e até mesmo particulares, que estão preparadas para receber alunos surdos é bem reduzido.
É um projeto factível, pois insere uma parcela de desenvolvimento científico, na área de ciência da computação, com estruturas desenvolvidas tecnologicamente e disponíveis no mercado.
O sistema FALIBRAS busca captar a voz e transformá-la em texto usando os recursos do software IBM ViaVoice, em seguida, o texto será analisado por um interpretador que, além de corrigir a ortografia, analisará o contexto em que as palavras estão inseridas na frase, a fim de mostrar a tradução adequada em LIBRAS. As informações sobre as animações que corresponderão ao texto interpretado estarão armazenadas em um banco de dados contendo campos como: localização, tempo de duração, tamanho do arquivo e significado.
É importante ressaltar a necessidade de analisar o contexto de uma frase ao lidar com qualquer tipo de tradução entre línguas, e não é diferente com a LIBRAS. Por isso, a utilização de um analisador léxico, é um dos itens essenciais para uma interpretação satisfatória. Outro item relevante para aumentar a eficiência do tradutor é utilizar artifícios para evitar ou reduzir o número de palavras faladas e ignoradas pelo IBM ViaVoice, e até as interpretadas erroneamente. Para isso, será necessário implementar um analisador e corretor de grafia, a fim de compensar a redução da taxa mínima de certeza.

Um comentário:

Mundo de Sophia, Sophie, Sofia disse...

por favor onde posso encontrar o Falibras para comprar? me responda...