domingo, 29 de abril de 2007

QUESTÕES NORTEADORAS

1 - Fazendo um resgate histórico das formas socialmente aceitas de como lidar as pessoas com deficências, desde a antigüidade até os dias atuais, que avanços do ponto de vista da cidadania, podem ser observadas com a proposta de inclusão social e escolar das pessoas consideradas deficientes?

2 - Como a pesrpectiva histórico-cultural compreende a deficiência e de que forma essa perspectiva pode orientar o trabalho pedagógico do prpofessor em sala de aula?

3 - O que é preconceito? Qual a relação entre preconceito e exclusão social de pessoas consideradas deficientes, ao longo da história da humanidade? Quais as conseqüencias do preconceito?

4 - Sabendo que prevenção que a prevenção da deficiência é uma possibilidade e um processo de suma importância para toda a sociedade, quais são os 3 níveis de prevenção e como essa se relaciona com a compensação social?

5 - Tendo em mente que há diferenças qualitativas entre a proposta de integração e de inclusão das pessoas consideradas deficientes nas escolas, o que muda para a pessoa deficiente e para o professor que com ela irá trabalhar em cada uma dessas propostas?

2 comentários:

Unknown disse...

por favor onde posso obter essas respostas dessas preguntas?

~questoes norteadoras disse...

por favor onde posso obter essas repostas dessas perguntas